38º Encontro TS – Competição e Compartilhamento: avaliação do mercado de atacado


Dia 15 de julho de 2014 – 38º Encontro Tele.Síntese
Hotel St. Peter, SHS, QD 02 – Bloco D – Asa Sul – Brasília

topo-38-encontro-ts-2014


Em julho de 2014, completam-se dez meses do início da operação do Sistema Nacional de Ofertas de Atacado (SNOA). Os primeiros números da movimentação do sistema mostram que houve um avanço no compartilhamento de infraestrutura, principalmente de torres, e uma maior entrega, dentro dos prazos estipulados, da EILD padrão contratada. No final de dezembro de 2013, o sistema contava com 3.400 usuários cadastrados.

E grandes empresas foram as maiores demandantes, tanto de torres como de EILDs.

Se o SNOA representou um reconhecido avanço sobre a situação anterior, onde não se tinha um mapa da infraestrutura oferecida pelas prestadoras de serviços de telecomunicações e daquelas demandadas, nem do preço médio praticado, ainda há muitos problemas a serem superados.

As prestadoras de menor porte reclamam de que as ofertas envolvem serviços embutidos, o que encarece o aluguel de torres, por exemplo. Dizem que o preço da EILD ainda é elevado e querem uma atenção maior do regulador para as ofertas de links para banda larga.

O objetivo deste debate é fazer uma avaliação dos avanços trazidos pelo SNOA em cada segmento de mercado, das barreiras ainda existentes, dos problemas para superá-las e da reivindicação de que o aluguel dos postes venha a fazer parte do sistema, com mapa da oferta e preços públicos.

Confira o programa do próximo evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *